14 outubro 2019

Livro do Mês: O Tatuador de Auschwitz - Heather Morris

Arquivo Pessoal
Detalhes do livro:
Autor: Heather Morris
Editora: Planeta
Gênero: Ficção, Biografia, Romance
Ano: 2019
Nº de páginas: 240

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sinopse: Nesse romance histórico, um testemunho da coragem daqueles que ousaram enfrentar o sistema da Alemanha nazista, o leitor será conduzido pelos horrores vividos dentro dos campos de concentração da Alemanha nazista e verá que o amor não pode ser limitado por muros e cercas. Lale Sokolov e Gita Fuhrmannova, dois judeus eslovacos, se conheceram em um dos mais terríveis lugares que a humanidade já viu: o campo de concentração e extermínio de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial. No campo, Lale foi incumbido de tatuar os números de série dos prisioneiros que chegavam, trazidos pelos nazistas – literalmente marcando na pele das vítimas o que se tornaria um grande símbolo do Holocausto. Ainda que fosse acusado de compactuar com os carcereiros, Lale, no entanto, aproveitava sua posição privilegiada para ajudar outros prisioneiros, trocando joias e dinheiro por comida para mantê-los vivos e designando funções administrativas para poupar seus companheiros do trabalho braçal do campo. Nesse ambiente, feito para destruir tudo o que nele tocasse, Lale e Gita viveram um amor proibido, permitindo-se viver mesmo sabendo que a morte era iminente.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá amoras,

Depois do gênero romance e suspense, ler sobre o holocausto é o que gosto de fazer, pois acho de extrema importância sabermos sobre essa tragédia, para que nunca mais ela ocorra novamente, nem qualquer coisa parecida. 

Aqui no blog eu já fiz resenha de alguns livros que falam da época do nazismo, como Eu Sobrevivi ao HolocaustoA Menina que Roubava Livros e Toda Luz que não Podemos Ver.  A diferença entre esses livros e o de hoje é que a maioria conta os horrores da história, porém este aqui conta que no meio do caos ainda foi possível amar e manter a esperança de que dias bons viriam. 

Arquivo Pessoal
O livro é baseado na história de Lale Sokolov, um homem que foi levado para um dos campos de concentração mais horrendos, Auschwitz - Birkenau em 1942. Lale é um homem que sabe falar várias línguas, é um jovem sonhador que para sobreviver consegue o "emprego" de tatuador dos prisioneiros. 

É durante essa atividade dolorosa, que vai permanecer na vida de milhares de sobreviventes, que Lale conhece Gita. Mesmo estando dentro de um caos como era os campos de concentração durante o nazismo, Lale se apaixonou naquele instante e ficou destemido a conquistar aquela jovem, fazendo tudo o que estava a seu alcance para isso. 
- O que faz dela uma heroína. Tu também és, querida. As duas escolheram sobreviver; isso já é resistir a estes malvados nazis. Escolher viver é um ato de desafio, é uma forma de heroísmo. 
A partir dessa paixão avassaladora, que Lale achou que jamais sentiria, ele encontra dois homens que trabalham e vão embora todos os dias dos campos e paga a eles em jóias - que consegue com outros prisioneiros - para que eles o deem mais comida e remédio quando necessário. É por conta disso que Lale distribuía alguns alimentos e até chocolates para alguns amigos que fez no campo, porém isso não podia dar muito certo pra sempre, ele é pego, mas sobrevive enfim.

Arquivo Pessoal
O final do livro conta como os dois conseguiram sobreviver a tudo isso e foi bem diferente do que eu imaginava. Gita foi levado junto com as outras mulheres por uma longa caminhada, onde muitas delas morreram de frio e cansaço, porém Gita e outras amigas conseguiram escapar e assim, de casa em casa, ela conseguiu chegar até sua cidade natal, encontrando seus irmãos que agora eram soldados do exército russo. 

Já Lale sofreu um pouco mais, depois de uns dias que Gita foi embora, ele foi levado de caminhão para um trem e depois chegou em outro campo de concentração, onde conseguiu conversar com um soldado da SS e por suas habilidades linguísticas foi levado para outro campo, onde conseguiu escapar por uma cerca, até encontrar o exército russo e ser prisioneiro deles para a exercer a função de cafetão, até conseguir fugir.
Vi um homem meio morto de fome arriscar sua vida para te salvar. Imagino que você deva ser alguém que valha a pena ser salvo.
Lale conseguiu chegar em sua casa, em uma cidade que antes fora bonita, e encontrou sua irmã. De lá foi atrás de sua amada, já não conseguia mais ficar longe de Gita e eles se encontraram na rua, sem querer. Lale e Gita se casaram, tiveram um filho depois de muito tempo quando já tinham desistido. Viveram a vida de romance que planejaram nos dias infernais do campo de concentração.


Depois de ler alguns livros sobre o holocausto, é bom ler um que tenha uma história feliz como desse casal. Embora tenham passado por essa história infeliz, eles conseguiram encontrar o que há de mais precioso nesse mundo, o amor!

Até a próxima resenha amoras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SONHOS AFLORADOS
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL