22 julho 2019

Uma lista de livros pra quem é amante de psicologia

Arquivo Pessoal
Olá amoras,

Vocês já devem ter percebido que gosto muito do assunto psicologia e não é pra menos, já que estou cursando na faculdade. Ano passado eu publiquei um post sobre os livros da Dra. Ana Beatriz, que é uma psiquiatra que escreveu sobre vários transtornos e a leitura é muito leve. Esse post repercutiu bastante e agora que já li mais livros de psicologia por conta da faculdade, acho uma boa ideia compartilhar aqui com vocês, então segue a lista.

Cartas a um Jovem Terapeuta - Contardo Calligaris - Planeta do Brasil (veja aqui)

Não tem como deixar de colocar esse livro na lista, já que ele é essencial se você estiver cursando psicologia ou pretende cursar.
No livro você encontra conteúdos sobre a vocação profissional, o primeiro paciente, amores terapêuticos, o dilema “curar ou não curar” e até questões práticas e o que fazer para ter mais pacientes. Mas Calligaris introduz outros pontos também fundamentais na formação do psicoterapeuta, como as condições necessárias para seguir a profissão, quanto custa e o que é preciso ler. Aborda também, de uma forma muito sincera, a sempre conflitante e contraditória relação com a família. E responde uma pergunta muito frequente: por que os terapeutas enxergam tudo pelo prisma da sexualidade?


O Livro da Psicologia - Editora Globo (veja aqui)

Um livro perfeito pra ser usado como objeto de decoração, mas claro que é além disso, já que ele destaca autores e contextualiza suas descobertas, traz um glossário com os principais termos e teorias, além de conter um capítulo dedicado a apresentar os cientistas e psicólogos que ajudaram a aprofundar o conhecimento desenvolvido ao longo das décadas, ele é bem completo.


O Cérebro Ansioso - Dr. Leandro Teles - Editora Alaúde (veja aqui)

Minha última leitura foi justamente esse livro e estou recomendo muito, já que é muito explicativo e de fácil entendimento.
O cérebro ansioso convida o leitor para um passeio pela mente humana, explicando os conceitos por trás dos transtornos de ansiedade, que atrapalham a vida de milhares de pessoas. Você vai descobrir que a ansiedade na verdade é um sistema criado para garantir a sobrevivência da espécie e entender qual o limite entre uma ansiedade saudável e início da doença. Também são abordados os principais sintomas e manifestações da ansiedade, os fatores que mais contribuem para seu desenvolvimento, os tratamentos médicos disponíveis até ferramentas de gerenciamento da ansiedade.


Teorias da Personalidade - Gregory J. Feist; Jess Feist - Amgh Editora (veja aqui)

Se você deseja saber tudo sobre as teorias e os teóricos da psicologia, esse é o livro e ele é perfeito!
O livro provê aos estudantes fundamentos sólidos para a compreensão da natureza dessas teorias, bem como de suas contribuições para a ciência. A apresentação das teorias engloba dados biográficos de cada teórico, pesquisas relacionadas e aplicações à vida real.


A Linguagem do Corpo - David Cohen - Vozes Nobilis (veja aqui)

Muito da linguagem corporal é inconsciente — e o movimento da sobrancelha, a inclinação da cabeça, a virada do braço podem e costumam dizer muito mais do que a palavra emitida verbalmente. Então, é sensato tentar entender melhor a linguagem corporal. Ao ler os outros com maior precisão e controlar mais o que projetamos, nossa vida profissional, social e amorosa só têm a se enriquecer.


Ansiedade: Como Enfrentar o Mal do Século - Augusto Cury - Editora Saraiva (veja aqui)

Você sofre por antecipação? Acorda cansado? Não tolera trabalhar com pessoas lentas? Tem dores de cabeça ou muscular? Esquece-se das coisas com facilidade? Se você respondeu “sim” a alguma dessas questões, é bem provável que sofra da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Considerada pelo psiquiatra Augusto Cury como o novo mal do século, suplantando a depressão, ela acomete grande parte da população mundial. Neste livro, você entenderá como funciona a mente humana para ser capaz de desacelerar seu pensamento, gerir sua emoção de maneira eficaz e resgatar sua qualidade de vida.


Tudo o que Você Precisa Saber sobre Psicologia - Paul Kleinman - Editora Gente (veja aqui)

Talvez sua cabeça não seja tão simples e clara, mas este livro é. Não importa se você está procurando por uma forma de começar a estudar Psicologia para depois se aprofundar, ou se simplesmente tem curiosidade em identificar as neuroses dos seus amigos, este livro possui as respostas sobre a mente humana que você não compreende ao acessar artigos acadêmicos. Em uma revisão rápida e completa da Psicologia moderna, entenda as teorias mais importantes, os experimentos marcantes, as definições de síndromes e fenômenos sem precisar sofrer. Tudo isso ainda acompanhado de um resumo sobre a vida e as descobertas dos maiores nomes da Psicologia como Freud, Jung, Skinner, Maslow e muitos outros.
Se você nunca leu nada sobre psicologia, indico muito esse livro porque ele é bem simples e uma leitura gostosa!

Depressão não é Fraqueza - Dr. Leandro Teles - Editora Alaúde (veja aqui)

Lançado a pouco tempo, se não me engano no mês passado. Eu ainda não li, mas imagino que deve ser maravilhoso, já que o primeiro livro do Dr. Leandro foi sem palavras.
Sofrer com depressão não é motivo de vergonha. Pelo contrário, é uma doença como outra qualquer. Tem tratamento, e até cura, mas a primeira batalha será contra os nossos próprios fantasmas. Neste livro, o neurologista Leandro Teles mostra que o transtorno depressivo não é frescura, não é falha de caráter ou falta de fé. É uma doença orgânica que afeta o cérebro e modifica o nosso modo de ver o mundo. Em uma obra abrangente e acessível, o autor mostra que, com conhecimento e informação, podemos enfrentar o preconceito, pedir ajuda, encontrar tratamento, ser mais fortes. É uma revolução pessoal e a jornada certa rumo à vitória.



Nessa lista eu adicionei só alguns livros, mas se você for nas livrarias irá encontrar um acervo sem fim já que é um assunto que não se esgota.

Se você gostou dessa lista, deixe aqui nos comentários sugestões ou se quer mais como essa, beleza?

Até a próxima amoras!

2 comentários:

  1. Assisti recentemente o filme "um método perigoso". Gostei muito e deixo aqui essa sugestão para os que se interessam pelo tema.

    ResponderExcluir

SONHOS AFLORADOS
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL