07 maio 2018

Uma reflexão sobre minimalismo


Olá amoras,

Provavelmente vocês já ouviram falar dessa palavra, minimalismo, ainda mais depois do documentário da Netflix chamado "Minimalism: A Documentary About The Important Things. Caso você ainda não tenha assistido, você pode assistir na Netflix, vou deixar o link aqui, eu recomendo muito, vale a pena!

Basicamente vim fazer uma reflexão sobre tudo o que entendi desse documentário, que creio ser algo que todos deveriam assistir .

Primeiramente, vamos ao mais importante, você sabe o que é minimalismo? O significado do dicionário nos informa que minimalismo é o princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos e recursos, ou seja, nada mais é que reduzir tudo aquilo que temos no qual não utilizamos.

Pare para pensar, quantas coisas você tem na sua casa e/ou no seu quarto que tem guardado a anos e não usa, ou até mesmo nunca usou. Digo por mim mesma, fiz uma limpeza em meu quarto no começo do ano e encontrei coisas da minha infância, no qual me peguei pensando o motivo de ter guardado aquilo, sabendo que não teria mais utilidade pra mim, era inútil, mas eu tinha por apego emocional ou simplesmente por achar que um dia eu poderia usar.

Se pararmos um pouco para refletir sobre tudo aquilo que compramos, iremos ver quão inútil são nossas compras e como gastamos dinheiro à toa, o que reflete muito bem em uma frase do documentário: "compramos coisas que não precisamos, com dinheiro que não temos, para impressionar as pessoas que não gostamos". Isso é completamente verdade, vamos ser sinceros, por quê precisamos ter tantas bolsas, sapatos, perfumes, jóias e entre outras coisas, se não iremos conseguir usar tudo em um curto espaço de tempo?! Na verdade, não precisamos!



Um fator muito importante que faz com que tenhamos essa vontade contínua de comprar aquilo que não precisamos são as propagandas, que mostram que nossa vida seria melhor com aquele determinado produto, que iria mudar nossa forma de fazer as coisas ou até de ver o mundo, o que é completamente mentira. Claro que eu adoro comprar, e posso dizer que sou bem consumista, mas venho tentando comprar só aquilo no qual preciso e sei que vou usar.



Seria mentira dizer que consumir é errado, na verdade, consumir é essencial. Um tempo atrás li em um livro de psicologia no qual abordava sobre mentes consumistas, de que o ato de consumir deixou de possuir o real significado, no qual era uma forma de conseguirmos ter aquilo no qual, antigamente, lutávamos para ter, ou seja, ao invés de termos que matar para comer, nós simplesmente vamos ao mercado e compramos o que precisamos. Mas infelizmente o ato de consumir deixou de ser isso, hoje vamos ao shopping comprar roupas porque queremos e não porque precisamos, ou ainda pior, vamos ao shopping para assistir a um filme no cinema e entramos em uma loja para comprar aquilo que nem pensávamos em comprar.



O que quero dizer com tudo isso é que precisamos parar para refletir se realmente precisamos de tudo isso que queremos comprar, não só por deixar de termos esse ato compulsivo, mas para ter uma estabilidade financeira, de tentarmos diminuir a quantidade de lixo que nosso planeta aguenta por nossa ignorância.



Comprar é necessário quando o que compramos tem a sua determinada utilidade.



Pensem nisso e até a próxima amoras! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SONHOS AFLORADOS
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL