05 outubro 2020

Cansaço Mental na Quarentena

 

Fonte: br.mundopsicologos.com

Olá amora, 

Como está sendo esse período de quarentena pra você?

Muitas pessoas já voltaram a trabalhar fora de casa, mas também muitas pessoas continuam trabalhando no estilo home office (provavelmente isso será cada vez mais comum). Mas eu vejo que algumas pessoas não respeitam mais esse período que estamos enfrentando, aproveitam cada oportunidade pra encontrar os amigos, sair e se divertir como se nada estivesse acontecendo. Embora uma porcentagem dessas pessoas não estejam preocupadas com o perigo do vírus, outras estão agindo assim porque não aguentam mais ficarem em casa, e eu entendo!

O começo da quarentena foi muito tranquilo pra mim, eu até estava gostando (embora alguns pontos me incomodavam bastante), só que agora, depois de 7 meses, eu estou sentindo os sintomas do isolamento social e um deles é o cansaço mental. 

Nós somos seres humanos e seres humanos são sociais. Costumamos a reclamar das pessoas, do dia a dia, da rotina, trânsito, mas depois de tanto tempo em casa, isso parece fazer falta e pelo menos pra mim faz. 

Antes de enfrentarmos esse período de isolamento, reclamávamos muito de cansaço físico, até porque cansa mesmo ficar no transporte público por horas, estudar, trabalhar, cuidar da casa, mas mesmo sem perceber nós tínhamos um tempinho entre essas coisas pra "descansarmos", pensar em outra coisa. Hoje vivemos tudo isso dentro de casa, trabalhamos, estudamos, nos divertimos, fazemos exercício e não sobra esse tempo entre uma coisa e outra pra relaxar e pensar em outras coisas, parece que tudo está interligado. O que antes chamávamos apenas de cansaço físico (que nunca foi só isso), hoje chamamos de cansaço mental.

Eu não sei como você está lidando com a quarentena, não sei se você está sentindo os sintomas do isolamento ou se você está lidando de forma tranquila, mas parece que não está fácil para a grande maioria das pessoas. É difícil mesmo conciliar todas essas coisas em um único espaço (casa), em 24h (que parece que está diminuindo esse tempo) e não se cansar, mas só de identificar isso já é um avanço, já dá pra procurar formas de melhorar essa situação.

Talvez esse post (como muitos outros que já fiz aqui no blog) seja mais eu falando comigo mesma, mas serve pra todos nós. Não está fácil, mas não é impossível passar por isso de um jeito mais tranquilo. 

Se você está precisando descansar, então se dê esse tempo, nem que seja 30 minutos por dia, porque você merece e precisa! 

Ao procurar uma imagem pra ilustrar esse post eu encontrei um outro post muito interessante, lá tem algumas dicas e explicações sobre como combater o cansaço mental. Dá uma olhadinha, é só clicar aqui.

Diante de tudo isso que eu comentei, eu preciso dizer que vou tirar um tempo pra mim. Está um pouco complicado conciliar tantas coisas e preciso descansar pra diminuir esse cansaço mental. Eu espero que a quarentena acabe de vez logo, que as coisas voltem ao normal e que eu possa trazer os conteúdos que eu costumo trazer, enquanto isso, vou tirar um tempo pra descansar e aproveitar os 30 minutos por dia que me restam.

Até breve, amoras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SONHOS AFLORADOS
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL