19 março 2018

Livro do Mês: Mindhunter - John Douglas e Mark Olshaker

Detalhes do livro:
Autor: John Douglas e Mark Olshaker
Editora: Intrínseca 
Gênero: - 
Ano: 2017
Nº de páginas: 384

Sinopse: Em detalhes assustadores, Mindhunter mostra os bastidores de alguns dos casos mais terríveis, fascinantes e desafiadores do FBI.

Durante as mais de duas décadas em que atuou no FBI, o agente especial John Douglas tornou-se uma figura lendária. Em uma época em que a expressão serial killer, assassino em série, nem existia, Douglas foi um oficial exemplar na aplicação da lei e na perseguição aos mais conhecidos e sádicos homicidas de nosso tempo. Como Jack Crawford em O Silêncio dos Inocentes, Douglas confrontou, entrevistou e estudou dezenas de serial killers e assassinos, incluindo Charles Manson, Ted Bundy e Ed Gein.
Com uma habilidade fantástica de se colocar no lugar tanto da vítima quando no do criminoso, Douglas analisa cada cena de crime, revivendo as ações de um e de outro, definindo seus perfis, descrevendo seus hábitos e, sobretudo, prevendo seus próximos passos. 
Com a força de um thriller, ainda que terrivelmente verdadeiro, Mindhunter: o primeiro caçador de serial killers americano é um fascinante relato da vida de um agente especial do FBI e da mente dos mais perturbados assassinos em série que ele perseguiu. A história de Douglas serviu de inspiração para a série homônima da Netflix, que conta com a direção de David Fincher (Garota Exemplar e Clube da Luta) e Jonathan Groff, Holt McCallany e Anna Torv.


Olá amoras,

É bem provável que vocês já tenham visto ou ouvido falar desse livro, que foi inspiração para a série original da Netflix. Eu não sei exatamente qual o gênero desse livro, chuto em dizer que pode ser psicologia, já que é algo muito citado ou policial (o que acho mais provável) pois é a base de toda a história.

Eu sou a louca dos livros de psicologia, sempre me interessei demais e era minha segunda opção de graduação e juntar em uma mesmo livro psicologia, crime e histórias verídicas, combo perfeito!

Muitos preferem a série, mas preciso ser sincera em dizer que o livro é muito melhor, John Douglas e Mark Olshaker detalham muitos mistérios da vida de um investigador de serial killers. Cada página lida são mais mistérios e mais descobertas horrorosas de acontecimentos, que chega ser impossível acreditar que alguém consiga fazer isso com um ser humano, apenas por fazer ou por culpar uma outra pessoa por suas insatisfações e frustrações da vida.


Talvez o mais fascinante do livro seja a forma como os autores detalham a forma de pensar sobre os criminosos, eles mesmo citam no livro que para entender um caso é necessário pensar não só como a vítima e se colocar no lugar dela, mas também se colocar no lugar do criminoso, pensar da forma que ele pensa e tentar descobrir o motivo do mesmo ter chegado aquele ponto.

Não sei como esses caras do FBI conseguem dormir a noite ou ter uma vida normal, já que a rotina deles é ver fotos, saber detalhes e se colocar no lugar de criminosos que saem por ai matando sem parar as pessoas de diversas formas horríveis. O que é muito interessante é que, por ser um livro verídico, os autores não deixam de contar todos os detalhes, principalmente a forma como as vítimas eram mortas.


Se vocês assistiram a série e gostaram, ótimo, agora vão ler o livro que vocês irão se apaixonar! Se você não gostou da série, recomendo ler o livro pois verá a diferença. E caso você nem saiba da existência desse livro/série, procure para ler, verá quanto é viciante descobrir a forma como serial killers pensam, como eles, na maioria das vezes, têm vidas parecidíssimas com as nossas e que, ao contrário do que a gente pensa, vive normalmente como todos, uma aparência igual, fisicamente nada de diferente.
"Assassinos em série são, por definição, assassinos "bem-sucedidos", que aprendem com a própria experiência. Precisamos apenas ter certeza de que estamos aprendendo mais rápido do que eles". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SONHOS AFLORADOS
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL