18 junho 2019

A Cobrança nas Redes Sociais


Olá amoras, 

Quem acompanha o blog desde o início sabe que de vez em quando eu escrevo textos de caráter reflexivo e isso depende muito do momento que estou vivendo. Se você é novo por aqui é só clicar na categoria opiniões, e também tem outros textos na categoria sentimentos.

Esse semestre foi muito cansativo na faculdade e eu fiquei sem tempo pra tudo, até pra ter uma vida social, e por ter ficado longe das redes sociais eu comecei a refletir sobre algumas coisas e foi quando eu me deparei no quanto somos cobrados pelas redes sociais, você já percebeu? E na verdade não é nem a própria rede social que faz isso, mas nós mesmos.

Você já deve ter se preocupado em como deixar o seu feed mais harmonioso, bonito e tal, como ter mais seguidores, curtidas ou comentários. Se caso você nunca passou por isso, provavelmente já ouviu alguém falando e conhece alguém que tenha essa preocupação porque querendo ou não essa preocupação existe para muitas pessoas, tanto que se você for no Youtube vai encontrar um monte de vídeos sobre o assunto.

Fonte: s3.amazonaws.com
Antigamente as redes sociais eram apenas uma forma de entretenimento, hoje parece que virou um ciclo de comparação e autocobrança para se destacar diante de tantas contas e influenciadores digitais, e pensando na saúde psicológica não é bom que seja assim, não precisa ser assim.
Percebo que hoje em dia as pessoas se preocupam mais com a estética das redes sociais e com o fato de estar presente o tempo todo para ter mais engajamento, do que em viver a vida estando completamente presente no momento. E o pior é que muitas vezes, mesmo estando 24h presente nas redes, as pessoas deixam de fazer aquilo que elas gostariam de fazer por regras impostas por elas mesmas ou por outras pessoas que dizem que é o melhor pra crescer digitalmente, mas será que isso faz bem?

Esse tempo que fiquei longe das redes sociais me fez pensar que não é necessário postar com frequência, ter o feed todo arrumadinho, planejar o que vai postar e o que não vai, se preocupar se teve ou não likes, se ganhou seguidores, se sua vida está melhor ou pior que do outro usuário, porque na verdade isso não importa! O mais gostoso é você viver de verdade, rir sozinha vendo um vídeo ou com a família e os amigos, sair e comer algo bem gostoso sem ter que postar sobre aquilo, enfim, existe uma vida que você precisa viver fora da internet e ela é muito mais gostosa!

Fonte: image.freepik.com
Mas calma! Não estou dizendo que você não deve usar as redes sociais ou ter seu feed organizado e bonito, não é isso. O que estou querendo dizer é que você não precisa se preocupar com isso, não leve as redes sociais como uma obrigação, responsabilidade, tarefa ou sei lá o quê, leve apenas como uma forma de entretenimento.

Eu estou fazendo isso ultimamente e está sendo sucesso. Lembre-se que você não é sua rede social e muito menos os números que ela possui!

Espero ter conseguido fazer você refletir e que você tenha gostado. Comenta aqui sobre o que você achou.

Até a próxima amoras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SONHOS AFLORADOS
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL