10 junho 2019

Livro do Mês: A Lista de Brett - Lori Nelson Spielman

Acervo Pessoal

Detalhes do livro:

Autor: Lori Nelson Spielman
Editora: Verus
Gênero: Romance
Ano: 2014
Nº de páginas: 364

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sinopse: Brett Bohlinger parece ter tudo na vida – um ótimo emprego como executiva de publicidade, um namorado lindo e um loft moderno e espaçoso. Até que sua adorada mãe morre e deixa no testamento uma ordem: para receber sua parte na gorda herança, Brett precisa completar a lista de sonhos que escreveu quando era uma ingênua adolescente. Deprimida e de luto, Brett não consegue entender a decisão de sua mãe. Seus desejos adolescentes não têm nada a ver com suas ambições de agora, aos trinta e quatro anos. Alguns itens da lista exigiriam que ela reinventasse sua vida inteira. Outros parecem mesmo impossíveis. Com relutância, Brett embarca numa jornada emocionante em busca de seus sonhos de adolescência.  
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Olá amoras, 

Se você gosta de ler com certeza lá leu aquele livro que não dava nada pela história mas quando começa a ler se surpreende. Com esse livro aconteceu isso e parece que ele chegou na hora certa, a história era exatamente aquela que eu precisava ler. Já aconteceu isso com você?

Todos nós temos sonhos, principalmente quando somos adolescentes e acreditamos que tudo é possível e relativamente fácil. Infelizmente (ou felizmente, não sei) a gente cresce, ficamos adulto e a realidade pega de jeito, é aí que a gente vai deixando os sonhos pra lá, mas não é o certo - até já falei sobre isso nesse post aqui.

Acervo Pessoal
Brett tem 34 anos e o que parece ser a vida perfeita, com seu cargo de executiva de publicidade na empresa da família, um namorado maravilhoso (há controvérsias) e uma condição financeira ótima, porém tudo muda quando sua querida mãe Elizabeth falece.
Além de estar se sentindo sozinha e arrasada com a perda da mãe Elizabeth, Brett descobre que para conseguir a sua parte da herança terá que completar uma lista que sua mãe deixou, mas que na verdade é uma lista que ela própria escreveu na adolescência. Tenho certeza que você, tanto quanto a personagem, acha essa ideia ridícula, já que quando somos adolescente temos uns sonhos bem malucos, não é mesmo? Não poderia ser diferente para Brett, já que na lista há coisas como ter um cavalo, se apaixonar, se apresentar ao vivo em um palco imenso, dentre outras coisas. 
Continue se obrigando a fazer coisas que lhe dão medo, querida.
 Parece que depois de receber essa notícia todas as coisas que ela achava estar no caminho certo na verdade não está. Parece que sua mãe planejou colocar sua vida no caminho que Brett gostaria desde sua adolescência, mas no início ela acha isso uma tremenda loucura e fica brava pela mãe ter feito isso apenas com ela, enquanto seus irmãos já estão feitos na vida com a herança. 
No início a jovem Brett tenta completar a lista apenas para conseguir sua parte da herança, mas durante o percurso, após conquistar alguns sonhos e ler as cartas que a mãe deixou, ela percebe que sua mãe está fazendo isso para que ela encontre a real felicidade, já que antes parecia que ela estava vivendo para satisfazer os outros e não a si própria. 

Acervo Pessoal
Ler "A Lista de Brett" mexeu comigo porque me fez pensar nos sonhos que deixei para trás por conta da realidade, por achar que não é mais possível, além de que a personagem redescobre sua identidade e também sua história ao longo da jornada de completar a lista dos sonhos. Se você for parar pra pensar, quantas coisas nós deixamos para trás (não só os sonhos) e em determinado momento da vida nos deparamos com aquilo e tomamos aquele susto, que na hora parece algo impossível de lidar, mas que depois você percebe que foi a melhor coisa que aconteceu?! 
Acredito que uma forte emoção, até mesmo nascida do medo e da ansiedade, seja bem melhor que uma vida de banalidades. 
Todas as vezes que termino um livro e faço esse post eu fico com receio de não conseguir passar a emoção que senti ao ler a história, mas acho que isso é meio que impossível. É difícil colocar em palavras as emoções e somente quem ler uma história saberá a emoção que ela carrega, porque cada um vai sentir algo diferente, mas é por isso que eu só trago resenhas dos livros que eu acredito valer a pena a leitura.

Espero que você gostem e me contem o que achou aqui nos comentários, bora bater um papo.

Até a próxima amoras!

2 comentários:

  1. Nossa, achei a história bem interessante passando por esse reflexão que você teve, em tese a realidade da personagem passa longe da realidade do brasileiro médio hahaha mas poder olhar por esse lado, de refletir sobre como estamos vivendo e as coisas que estamos fazendo é um bom ponto de partida.
    Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que gostou Agatha (inclusive, seu nome é lindo)! Realmente a realidade da personagem é bem diferente da nossa, mas ao longo da história ela passa a viver uma realidade mais próxima do “normal”, é ai que a gente começa a refletir sobre nossa vida e o que estamos fazendo com ela. Acho que você vai amar o livro!

      Beijão!

      Excluir

SONHOS AFLORADOS
LAYOUT POR LUSA AGÊNCIA DIGITAL