layout feito através da plataforma canva.com |
Olá amoras,
Como vocês estão? Eu estou bem, apenas pirando com o tanto de conteúdo para estudar da faculdade e demais cursos que eu invento de fazer pareado com demais atividades, bem doida mesmo!
Eu decidi fazer esse post depois que uma seguidora viu um stories lá no instagram (@thaiiidutra) sobre o layout do mês de fevereiro do meu bullet journal e ela pediu para que eu ensinasse a fazer o layout. Fiquei pensando por alguns dias em como eu faria pra ensinar, já que sou péssima em editar vídeo e não quero entregar um conteúdo ruim pra vocês, então fiz uma enquete e o mais votado foi fazer um post no blog com muita foto!
Antes de começar a mostrar como faço o layout, gostaria de dizer que eu costumo seguir a mesma "regra" pra todos os layouts, dessa vez eu mudei algumas coisas porque não me adaptei antes, mas gosto de um layout mais simples que não vá ocupar muito do meu tempo pra fazer. Pra quem gosta de coisas minimalistas, acho que vai curtir.
Então bora lá!
Capa do Mês
Fonte: Acervo Pessoal |
Layout do Planejamento Semanal
Bom, como eu expliquei lá em cima, eu costumo usar a mesma disposição do layout, muda apenas a decoração mesmo, mas o layout tende a ser o mesmo.
IMPORTANTE: Eu uso um caderno de folha pontilhada, sendo que o espaço entre cada pontinho é de 0,5 cm.
Pra fazer o layout conforme está na foto, eu pulo a primeira "linha" de pontinhos e começo na segunda. Costumo contar 4 quadradinhos pra fazer alguma decoração nas datas e na linha que segue eu escreve o dia da semana.
O espaço que deixo entre os dias, pra poder anotar os compromissos e afazeres, é aproximadamente 8 "linhas", e provavelmente o último espaço será maior.
Como eu sempre começo o layout pela segunda, na primeira folha estarão os dias entre segunda e quinta e na segunda folha, entre os dias sexta e domingo. O domingo é o dia que eu deixo menos linhas, são mais ou menos 5 linhas.
To Do List e Habit Tracker
Eu costumo a sempre deixar um espaço para o "to do list" que seria um espaço para anotar as diversas tarefas que tenho que fazer naquela semana e um "habit tracker", ou seja, um medidor de hábitos, pra saber o que fiz ou não da minha rotina.
Pra fazer os dois modelos eu costumo contar 14 linhas (altura) e 12 fileiras (largura). Para o to do list fica a seu critério como decorar, eu já fiz só com linhas (como esse da foto), em formato de post it, desenhando uma folha com adesivo colado, varia de acordo com sua criatividade.
Já o habit tracker, além de usar a criatividade para decorar, no caso desse eu fiz um doodle de bandeirinha (vocês acham o passo a passo no Pinterest), eu conto 7 fileiras pros dias da semana e vou ligando os pontos pra formar os quadradinhos e escrevo quantas tarefas eu quero observar durante aquele mês.
Gastos do Mês
Antes eu fazia apenas uma página com os gastos do mês e somente o quadrado com as despesas fixas, mas não me adaptei e me inspirei em uma ideia da Marina Viabone pra fazer esse.
Pro título eu pulei 3 linhas e escrevi no olho, não fiquei contando pontinho. A divisão da folha pra escrever cada gasto foi: 24 linhas no total, dividi ao meio contando 12 fileiras e cada quadrado têm 8 linhas, vocês vão ver na próxima foto que eu não fiz a linha, apenas decorei e escrevi os títulos.
Pra fazer o "fechamento do mês" eu utilizei o post it pra decorar e escrevi nele com uma brush pen e as informações eu pulei 3 fileiras depois do post it pra escrever "receita" e contei 10 fileiras no total pra fechar o retângulo. Para os demais gastos, despesas, total, etc, pulei apenas uma fileira depois do post it e contei 13 fileiras pra fechar o retângulo também. Acho que olhando a imagem fica mais fácil para entender, né?
Finanças
Na última página do meu bullet journal fica todas despesas fixas e os gastos do cartão de crédito. Antes eu colocava tudo junto no primeiro quadro de despesas fixas, mas não curti, aí fiz esse.
Novamente para o título eu pulo umas 3 linhas. Pra fazer os quadros de despesas e cartões eu sigo a mesma proporção, então o retângulo onde eu escrevo as informações (valor e data) eu começo pulando 3 fileiras do começo da página e sigo essa mesma proporção no final da página. Pro restante do quadro, onde eu irei anotar minhas despesas, eu conto uma fileira do começo da página e uma fileira no final dela, lembrando que a quantidade de linhas que deixo varia de acordo com a quantidade de despesas que você tem.
Para escrever as despesas eu conto 14 fileiras, para os valores são 4 fileiras e para as datas são 5 fileiras.
Fonte: Acervo Pessoal |
Não tem muito segredo, é um layout bem simples e fácil, ainda mais se você usar folha pontilhada ou quadriculada (saiba mais sobre os tipos de miolos aqui).
É a primeira vez que faço um post mega explicativo assim, não sei se deu pra entender, se ficou muito massante, mas espero que tenham gostado. Deixem suas opiniões aqui no comentário.
Vou deixar o link de algumas pastas que fiz no Pinterest com ideias pra decorar o bullet journal.
Até a próxima amoras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário