Fonte: opiniaolivre.com.br |
Esse mês foi um pouco complicado em relação a parte financeira. Foi aquele mês que usei até o último centavo e admito que não foi, nem um pouquinho, de forma responsável.
Sabe aquele mês que você vai gastando sem parar e quando vê o dinheiro já foi?! Mas não to dizendo que os gastos foram com as contas fixas, que todo mês tem, estou falando mesmo com demais coisas aleatórias compradas ou usufruídas dentro do mês.
Pensando nisso, decidi que eu deveria bolar um plano pra conseguir controlar melhor minhas finanças no próximo mês em diante, e aí pensei que seria uma boa compartilhar com vocês, já que sei que muitas pessoas passam por isso sempre!
Vamos por partes, ok?
- Saber quanto ganha e quais são as despesas fixas.
Fonte: parmais.com.br |
Creio que o mais importante é parar pra anotar quanto você ganha por mês, sendo que você irá colocar não o valor bruto, mas sim o líquido, já que é o que você realmente recebe.
E além disso, anotar quais são as despesas fixas e quais os seus devidos valores ou a média gasta no mês daquela despesa. Tudo isso irá ajudar pra saber aquilo que você realmente precisa gastar e o quanto poderá gastar com outras coisas no mês.
- Planejando o seu orçamento mensal.
Fonte: enfim-resolvido.com |
A melhor coisa para conseguir controlar os gastos, é ter um lugar onde você possa anotar cada coisa no qual você gastou e há diversas formas de se fazer isso.
1- Você pode criar uma planilha no Excel e ir preenchendo, ou você pode pesquisar no Google, porque com certeza você irá achar algo bem legal, eu mesma já usei essas planilhas, mas não me adaptei muito.
2- Você pode procurar um planner que tenham folhas direcionadas apenas à parte financeira.
3- Se não quiser um planner, mas somente essas folhas direcionadas apenas à parte financeira, tem alguns blogs que disponibilizam. Esse da foto acima é um que encontrei. Você pode dar uma olhada aqui.
4- Se você já usa o bullet journal, pode optar por fazer no final de todo mês uma parte específica para o financeiro, ou pode também fazer um caderno inteiro só pra isso, fica à critério.
5- Conheço uma loja que faz um caderno apenas de controle financeiro, e é bem legal. Vou deixar o link aqui pra você poder dar uma olhada.
- Separar um valor mínimo pra guardar todo mês
Fonte: aovivodebrasilitia.com.br |
É muito importante separar um valor mínimo que você consiga guardar todo mês. Isso facilita com que você tenha controle nos seus gastos e também ainda terá um dinheiro extra para alguma ocasião importante, para um presente ou caso aconteça algo.
Se você já tem muitos gastos, o valor pode ser bem baixo, como $20,00. O importante é que você consiga guardar todo mês e caso no próximo mês você consiga guardar mais, melhor pra você!
- Tente deixar um pouco de dinheiro na sua conta
Fonte: organizze.com.br |
Tá bom! Eu sei que isso é praticamente impossível, mas calma! Eu digo isso porque muitas pessoas acabam deixando a conta do banco no vermelho, o que é muito ruim!
Entendo que isso pode acontecer por diversas circunstâncias, mas tente deixar algum valor na conta, já que isso pode te beneficiar futuramente.
Caso você não tenha tantas despesas e gaste todo o seu dinheiro dando rolês nos finais de semana, segue minha dica, poupe mais. "Ah, mas eu já guardei um valor esse mês, na poupança, lembra?" Sim, eu lembro, mas aquele dinheiro é pra você esquecer que ele existe. Esse é pra você usar caso realmente precise, gastar todo o seu dinheiro no mês não é uma atitude inteligente e muito menos irá te ajudar a controlar os gastos.
Bom, essas são as dicas que pensei em seguir daqui em diante. Já as segui antes e funcionou, espero que com você funcione também!
Até a próxima amoras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário