Aquivo Pessoal |
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance
Ano: 2012
Nº de páginas: 272
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sinopse: Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam.
Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável.
Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois.
Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre.
Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.
Olá amora,
Talvez você esteja se perguntando por quê eu estou fazendo uma resenha de um livro tão "antigo", mas já vou tirar sua dúvida. No começo desse mês eu passei por uma fase bem chata de crises de ansiedade e a recomendação da minha psicóloga foi me aventurar em algum livro, então por isso que escolhi um romance que eu tinha na minha estante e que eu tivesse lido a muito tempo atrás.
Se você gosta de livros de romance, provavelmente já leu algum livro do Nicholas Sparks e sabe o quanto as histórias podem acabar de uma forma triste ou como não gostaríamos. Enquanto algumas pessoas leem romance para sair da realidade e viver uma história feliz, eu prefiro ler um romance e viver aquela história como o autor a escreveu, sem esperar finais felizes ou tristes, porque na verdade a vida é assim, a gente nunca sabe como vai ser.
Sabia que o amor era difícil, assim como a vida. Sofria reviravoltas impossíveis de ser previstas ou mesmo entendidas, e deixava um longo rastro de arrependimento pelo caminho. E, quase sempre, esse arrependimento leva a perguntas do tipo "E se..." que nunca poderiam ser respondidas.
Amanda e Dawson nunca conseguiram viver um amor tranquilo, isso porque suas vidas eram completamente diferentes. Ela tinha que lidar com a mãe, e ele tinha que lidar com toda uma família violenta e temida pela sociedade, principalmente porque ele tentava ter uma vida diferente da que os parentes tinham. Justamente por conta dessa divergência familiar, o casal acabou se separando logo no início da paixão, o que já foi muito difícil para os dois.
Para a sorte de Dawson, o mecânico Tuck Hosteller foi o único a lhe estender a mão, principalmente depois do acidente de carro que o jovem se envolveu, onde o único médico da cidade acabou falecendo e ele acabou sendo preso, mesmo que tudo tenha sido apenas um acidente.
Para a sorte de Dawson, o mecânico Tuck Hosteller foi o único a lhe estender a mão, principalmente depois do acidente de carro que o jovem se envolveu, onde o único médico da cidade acabou falecendo e ele acabou sendo preso, mesmo que tudo tenha sido apenas um acidente.
Aquivo Pessoal |
Certo dia ele recebe a notícia de que seu melhor amigo, Tuck, faleceu e que o mesmo deixou um testamento que deveria ser lido em sua presença, como queria Tuck. Por conta disso ele volta pra cidade onde sofrera tanto e reencontra Amanda e todo aquele sentimento que ele achava que estava no passado.
- Eu sabia que você me amava e que seria capaz de tudo por mim. E, em parte, foi por isso que sofri tanto quando você terminou comigo, Dawson. Porque, mesmo naquela época, eu sabia como esse tipo de amor é raro. Só os mais felizardos chegam a conhecê-lo.
No meio de tanto sofrimento pela perda do amigo, os dois precisam lidar com a força do sentimento que sentiam um pelo outro mesmo depois de tanto tempo, e além disso outras situações do passado voltam à tona e o desenrolar da história parece nunca ter o fim que a gente deseja.
Claro que nessa resenha eu apenas comentei sobre alguns pontos da história, se não acaba tirando a graça de ler o livro, né amora. Mas o autor faz com que o livro seja bastante intenso, ainda mais porque tem muitos flashbacks e partes que explicam a história e o pensar de outros personagens. O que emociona na história é o fato do personagem Tuck armar toda uma situação para reaproximar o casal, na tentativa de fazer com que os dois entendam que uma vida sem amor, não é uma vida bem vivida.
Esse é um clássico que vale a pena ler e ainda aproveitar pra assistir o filme (acho que ainda tem no catálogo da Netflix). Vocês já viram ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário